Agende sua consulta

ICS Brasília

(061) 99147-4785

ICS Goiânia

(062) 99859-2580

Praia Brava, região do Porto, Centro Universitário, Marejada, Volvo Ocean Race: conheça um pouco mais sobre a cidade que abriga a nova unidade do ICS!

4 de junho de 2019

Itajaí fica localizada no litoral Norte de Santa Catarina, exatamente na metade do caminho entre Joinville e Florianópolis, as duas maiores cidades do estado.

Com 215 mil habitantes, a cidade tem se estabelecido como um dos maiores polos econômicos de Santa Catarina, alternando com Joinville como o maior PIB do estado. Tal fato se dá por Itajaí ter o maior porto pesqueiro do país e, também, ser a sede da rede de indústrias Brasil Foods.

Uma curiosidade é que o município já foi conhecido como “a terra dos governadores”, por ter sido residência da maioria dos governadores de Santa Catarina na primeira metade do século XX. Por isso, a praia de Cabeçudas, também, já foi conhecida como o centro das decisões do estado, sendo hoje de grande importância histórica.

A cidade se destaca, ainda, como um importante centro universitário, sendo a sede da principal e maior universidade privada do estado: a Univali. No campus de Itajaí estão todos os cursos da área de saúde, comércio exterior, logística e ciências do mar. Perto de lá, em Piçarras, a universidade mantém o maior museu oceanográfico do mundo.

A relação de Itajaí com o mar é muito forte, além de abrigar uma das maiores marinas do estado, desde 2011, a cidade é parada brasileira da Volvo Ocean Race, a mais antiga e conhecida regata de volta ao mundo.

Apesar de não ter a mesma fama de Balneário Camboriú e Penha – onde está localizado o parque Beto Carrero World -, Itajaí tem vários destaques na área do turismo. No centro, encontram-se preservadas diversas edificações históricas que lembram a colonização açoriana. Essa influência é sempre lembrada com orgulho pelos moradores na maior festa da cidade, a Marejada, que ocorre todo ano no mês de outubro e movimenta turistas de toda a região.

Para turistas que gostam de agitação, o point é a Praia Brava, que também é residência de um dos moradores mais ilustres da cidade: o cantor Armandinho. Quem é fã do artista pode perceber que essa praia está sempre presente nas músicas dele. Um grande exemplo é o trecho “Praia brava, lua cheia. Cadê Analua?”. Se você ficou curioso sobre este lugar incrível, a dica é ir na praia Brava, com lua cheia, para realmente entender o porquê ela inspira tanto o cantor.

Mais recentes
Ver mais