AGENDAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES

0800 765 5547

ICS Brasília

(061) 99147-4785

ICS Goiânia

(062) 99859-2580

ICS Itajaí

(047) 99981-1034

Lúpus atinge principalmente mulheres jovens

21 de novembro de 2018

O lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido popularmente como lúpus, é uma doença crônica e autoimune, que acomete diversos órgãos e sistemas do corpo, sendo as dores articulares as mais frequentes.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, as mulheres entre 15 e 35 anos, fase reprodutiva, têm nove vezes mais chances de desenvolver a doença do que os homens.

Causas

O lúpus é desenvolvido quando o sistema imunológico ataca alguns tecidos saudáveis do corpo. Entretanto, não se sabe ao certo o que provoca essa reação do organismo.

A origem do lúpus permanece desconhecida, mas provavelmente decorre de causas genéticas, hormonais e ambientais que provocam o desenvolvimento de alterações imunológicas.

Diagnóstico

O diagnóstico do lúpus é feito por meio de sintomas clínicos, como úlceras na boca, mancha avermelhada nas laterais do nariz e que formam uma espécie de asa de borboleta, fotossensibilidade, dores articulares, entre outros sinais, e exames laboratoriais, como o FAN.

Gravidade

A gravidade do lúpus é variável: desde formas leves até quadros graves e fulminantes. Todavia, os avanços na medicina melhoraram significativamente o tratamento deste problema, proporcionando aos pacientes uma qualidade de vida melhor.

Tratamento

O especialista mais habilitado para tratar o lúpus é o reumatologista. O médico indicará um tratamento medicamentoso, que deve ser individualizado, pois cada paciente tem uma necessidade diferente. É importante que o paciente também tenha apoio psicológico e educacional para que ele aprenda a conviver melhor com a doença.

Lúpus tem cura?

Infelizmente, a possibilidade de cura completa e permanente é rara. Mas, com tratamento adequado, o paciente pode levar uma vida normal, com alguns cuidados, é claro. Lembrando que o acompanhamento regular com o reumatologista é fundamental para controle da doença.

Mais recentes
Ver mais